Destino Carnaval #4 – Ovar

DSC03348 copy

Antes de mais nada, gostaria de agradecer o convite e o espaço no blog, espero que as dicas sejam úteis.

Em 2010 fiz um intercâmbio no Porto, Portugal, país irmão, mas com grandes diferenças entre nossas culturas.

Uma delas que me fez pensar foi o carnaval, como seria o carnaval em Portugal? Acostumado com Olinda, logo pensei que não haveria alguma festa boa por lá, mas acabei me enganando. Conversando com os amigos da faculdade logo descobri que há uma grande festa de carnaval em uma cidade próxima, chamada Ovar, localizada a mais ou menos 40 km do Porto, uma cidadezinha bem pequena, mas que sabe receber muito bem seus visitantes.

A melhor, e mais viável, opção que encontramos para chegar lá foram os comboios, que para nós são os trens, saindo da estação de São Bento no Porto e tendo uma viagem de 40min a uma hora.

Porque a melhor? A maioria das pessoas escolhem ir de trem, sendo assim, uma ótima oportunidade para fazer amizades e confraternizar com amigos e desconhecidos.

O carnaval tem uma semelhança com o nosso, fantasias, não há uma pessoa em sã consciência que vá a festa sem seu traje, mas há muitas diferenças, a começar pelo clima, que nessa época do ano é frio, sendo final de inverno. Outra diferença são as músicas, não existem bandas, indo de lá pra cá, arrastando o povão, mas sim DJ´s em suas Pick-ups, tocando as mais variadas músicas em seus totens espalhados pelas praças da cidade.

 

DSC03230  DSC03278 DSC03294  DSC01596 DSC01581DSC03362

Um carnaval divertido, porém diferente, mas que vale a pena conferir levando em conta algumas dicas.

 

  1.  A melhor opção de transporte são os trens, que custam 3 € e não há preocupação nenhuma, pois a estação de Ovar fica no meio da festa;
  2.  Pra quem gosta de uma bebida, os melhores locais de compra são as bancas na praça principal, saem mais em conta que o restante;
  3.  Hora da ida. Evite sair muito tarde da estação com direção a festa, pois os trens estarão lotados e a confusão é grande, no bom sentido.
  4.  Hora da volta. A festa pode estar muito boa, mas evite sair ao final, ou com o sol nascendo, pois a maioria das pessoas pensaram em fazer o mesmo, dai acaba ocorrendo um caos na estação da cidade, e ainda acontece de pessoas com o nível alcoólico muito elevado puxarem o freio de emergência do trem e ficar horas parado no meio do nada a espera do destravamento do mesmo.

 

 

Com relação a hospedagem a melhor opção é o Porto, não sendo tão distante, oferece mais opções de lazer e passeios, como bares na Ribeira, passeios pelo rio Douro, boas caminhadas a tarde na margem do rio indo até o mar.

 

Espero que aproveitem a viagem e curtam esse carnaval!

 

Feliz carnaval!

Rodrigo Bezerra.

takethetrend1