Chapada dos Veadeiros por Agnes Dantas

aZSzcfF-LjNFFyih1QGlwRw4FEENhNsMdRywiFu864g
Oi pessoas,
Trabalhar com turismo quer dizer ter férias e viajar sempre, certo? Errado. Das viagens a trabalho sobram desejos de voltar e conhecer certos locais com mais calma, relaxar. E foi em busca de paz que parti para Alto Paraíso de Goiás-GO, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um belíssimo santuário ecológico do Cerrado brasileiro.
Essa viagem é para quem, como eu, curte caminhadas de 20 min a 5 horas e não se incomoda com esbarroes em insetos pelo caminho. As cachoeiras mais incriveis encontramos em duas das trilhas dentro do Parque (Trilha dos Canions 1 e 2 e trilha dos Saltos), que levam aos saltos de 80m e 120m , além das Cariocas . Isso sem contar vegetações, rochas e paisagens inacreditáveis, que parecem saídas de outro mundo. Para explorar o parque contratamos um guia credenciado – apesar de não ser obrigatório – pra não perder conhecimentos sobre a historia, a cultura, a vegetação, as crenças e as lendas locais. O Rui (nosso anjo-da-guarda, abaixo na foto!) foi um presente – grupos menos experientes se perdem diariamente no territorio de mais de 60 mil hectares .
O lugar, instalado em um imenso platô de quartzo, foi durante anos explorado por garimpeiros, hoje guias e protetores da região. Misticos de todo o país migraram para Alto Paraíso e Vila de São Jorge, a vila que é porta de entrada para o Parque, nas decadas de 70 e 80 em busca dos sinais da Era de Aquario. Essa áurea mística está presente do artesanato aos restaurantes, pousadas e passeios. Dizem que o Jardim de Maytrea , por exemplo, abriga um portal para outra dimensão. Bem, crenças a parte, de fato as cachoeiras que ficam fora do parque também tem belezas sobrenaturais, como as Almécegas (1 e 2, na Fazenda São Bento) , a dos Cristais e o Vale da Lua, essa última com cenários rochosos similares a crateras do satélite da Terra.
Quanto aos sabores a explorar, tabernas italianas (LaVita é Bela), pizzarias de forno a lenha (Atelier da Pizza),tapiocarias,risoterias e comidas vegetarianas são especiais, com destaques para os sucos, chás,bruschetas e sanduíches do Cravo e Canela.hg_3IFx3iw01jxdbu3wcMhJVhGBHi0qLRCEme0PBEZg,MzF5tsF57s1agAcOz3aIzaZK3wsIIjaakAsbLJA__XQ CwgxF6VFt2CTzDOoXVR2sCoU7Q5sw0PA0dlGDVfMwCE _3W4jXDlOeymmTmfx4b_1LcFBjPAmQYqw4Q_MSyJePI,eMVt0Ej11dgHYNM8oa-9INhEcm3PcB0D5UZC26gjeDQ 2T3kVswCd1B9ri3H9iuxUmn8SYuFwXu6r9Ui8lc6YsU u7iWmChG3u8aWRXpA20sxyF08dlNkPxL6zUcHmfQmHQ,tqPBbnMtzhL2OBKAtBns3OZHqggwpGmfc83ED1QrBwo jx00lN_3UF7Jjz3vh_VQiqnWE-XPs_vVPswCG4zIdvM PoHXmqiu7vJAgTkGYPJG9nWJXSG4dk5NV4c7JAD09Qw

Como chegar:
Eu e minha amiga Vanessa Froese partimos de carro alugado do aeroporto de Brasília até Alto Paraíso em 3h de estrada. Há ônibus regulares que ligam Brasilia a Alto Paraíso e um circular de Alto Paraíso a Vila de São Jorge. Para as demais cachoeiras fora do parque nacional recomenda-se carro de amigos ou a contratação de um guia de turismo com carro, pois as atrações ficam distantes umas das outras.
Onde ficar:
Para curtir as cachoeiras de Alto Paraíso e do Parque Nacional há opções de pousadas na sede do município (Alto Paraíso) e em um distrito há 30 km, Vila de São Jorge, onde fica a entrada (sede) do parque. Questão de gosto: as pousadas da vila e os restaurantes parecem mais rusticos, intimistas e familiares, aconchegantes porém mais simples a exceção de algumas opções. Pelo meu perfil, um tiquinho mais exigente, o TripAdvisor, o Guia 4 Rodas e as dicas de amigos me levaram a uma hospedagem em Alto Paraíso.
O que levar:
Para as caminhadas no parque, leve frutas faceis de descascar, sanduiches leves e biscoito, pois na sede não há comercialização de nenhum destes bens. Uma garrafa d’água basta, para ser reabastecida nas nascentes de agua doce que ficam dentro do parque. Não faça o mesmo nas demais cachoeiras fora do parque! Tênis confortável, calça cargo ou legging abaixo do joelho (contra cortes de gravetos e arbustos baixos) são bem-vindos. Recomendo ainda boné/viseira e filtro solar pra repassar a cada 2h (suor e baixa umidade). Mochilas e pochetes próprias para caminhada ajudam a aliviar o calor e o cansaço.
e3l_xCWwUerDV6NApTM8vEts-m-wsFAwCwTzS3hg_s0kate