A cada peça comprada, uma peça doada

ragbag_interna

 

O que você sente no ato de uma compra?
Vivemos a era do hiperconsumo,  na qual as compras são movidas pelos desejo e estão diretamente relacionado com a felicidade privada, com satisfações permanentes, porém uma falsa felicidade. Digo falsa, porque o sentimento não dura muito e logo tem que ser substituído por algo novo, melhor, mais caro, ou mais moderno. Segundo o filosofo francês Gilles Lipovetsky, vimemos um paradigma e uma felicidade paradoxal.O consumo tem uma função terapêutica, funciona como forma de esquecer os males da individualização. Quem nunca ficou deprimida e pensou em “afogar” todas as magoas em um dia de compras ou até mesmo no salão?

Pensando nisso, como uma loja conseguiria ir na contra mão do consumismo? Um marca sueca, ao invés de tentar impedir as pessoas de comprarem mais , resolveu incentivá-las a doarem algo antigo, no ato da compra, ajudando entidades que cuidam de pessoas carentes pelo mundo todo! Ideia brilhante e que deveria ser feitas por todas as marcas. Quem não tem várias roupas no guarda roupa que não usa mais? Se livre do sentimento de apego e doe para outra pessoa. Quem já tem costume de fazer isso, sabe como a sensação é boa.

A marca Uniforms to the Dedicate , pioneira na questão,  ganhou o nome de “The Rag Bag”. Quer saber como funciona? Muito simples! A própria sacola que o cliente recebe ao comprar uma roupa, funciona como um envelope. Ao chegar em casa é so virar a sacola do lado avesso, colocar a roupa que será doada e fechar o envelope., que nele mesmo possui as informações para o envio, sem nenhum custo adicional.

 

O máximo, não é?? Espero que alguma loja aqui do Brasil também entre nessa onda.

 

Beijos,

assinatura-paulinha-final234