
Tem coisa melhor do que uma viagem de verão? Com certeza não. Cartagena das Índias é uma cidade colombiana super charmosa e que vale a pena conhecer. Ah, o melhor é que agora temos voo direto para Bogotá saindo de Fortaleza. Bem melhor, né?!
A parte antiga da cidade e também a mais procurada pelo turistas é toda cercada por uma muralha.Lá que se concentram os principais pontos turísticos. Sabe aqueles lugares de se apaixonar e que a cada rua descobrimos algo novo? ❤
Na minha última ida na cidade ( há quatro anos) tinha saído da muralha e aproveitado para conhecer um pouco mais da cidade e outros pontos turísticos, mas dessa vez ficamos apenas na zona amuralhada. Cartagena é uma cidade interessante porque mistura o centro ( amuralhado) , com construções antigas e coloniais, com muitas cores e toda no paralelepípedo e fora das muralhas, econtramos uma cidade com prédios altos, modernos e que nos lembram Miami.
Na parte cercada pela muralha as pessoas andam a pé, de bicicleta ou de carruagem ( tão retrô). E pelas ruas a gente encontra vários cantinhos imperdíveis, restaurantes deliciosos , feirantes e muito artesanato local (AMO!). O lugar é bastante animado de dia e de noite. Um lugar perfeito para apreciar edifícios antigos, igrejas, castelos e conventos, mas, ao mesmo tempo tem muita infraestrutura e restaurantes bons.
Antes de viajar, uma amiga Colombiana me passou as dicas atuais e vou compartilhar com vocês.

Onde se hospedar:
Os dois melhores e mais indicados hotéis são o Sofitel Santa Clara ( passamos a virada do ano lá), um dos maiores da região, com piscina linda e vista maravilhosa de cima da muralha. Já imaginou o por do sol? Mas…sem muita animação para conhecer esse lugar, já que nesse hotel só entram hóspedes. Então, se quiser passar para conhecer faça reserva no restaurante do hotel, 1621.
Nós nos hospedamos no Charleston Santa Teresa, também considerado um dos melhores. O hotel fica localizado bem no começo da muralha e fica perto do Café del mar e em frente ao El baluarte, melhores locais na muralha para ver o sunset. O hotel é super charmoso, a piscina fica na cobertura, o que proporciona uma vista de tirar o fôlego. O restaurante do Santa Teresa também é maravilhoso e super indico: Harry Sasson.

Onde comer:
O bom desse lugar é relaxar e caminhar sem compromisso. Com certeza você vai acabar se surpreendendo e descobrindo lugares especiais. Porém alguns lugares são imperdíveis: Para tomar um drink e ver o por do sol nos restaurantes Café del mar e El baluarte. Ah, também não deixe de experimentar o café Juan Valdez, considerado um dos melhores do mundo. Então vamos a lista de restaurantes:
- Vera – Italiano MARAVILHOSO! Comi o melhor risoto da vida nesse restaurante, que além de tudo ainda é lindo. Ah, homens não entram de bermuda.
- La Vitrola – Recebi indicação de várias pessoas e todas disseram que esse era o mlhor restaurante de Cartagena. Como eramos muito e não fizemos reserva antes, não conseguimos. So tinha data para depois de uma semana. Então quem for, já marque logo.
- Don Juan – Muito bom, charmoso e pequeno. Faça reserva antes.
- Bohemia – Fica no hotel El Marques. Ótimo!
- Harry Sasson – Fica no hotel Santa Teresa. Ótimo!
- 1621 – Fica no hotel Sofitel Santa Clara. Não conseguimos ir.
Onde comprar:
Pelas ruas a gente acaba encontrado várias lojas interessantes, com estilo mais boho, muitas saídas de praia lindas e infinitas peças em linho. A loja Tennis é imperdível e com ótimo preço para camisas de linho e peças com pegada mais bohemian. Mas sem dúvidas, o que eu mais gostei foram duas lojas de óculos de sol: Mykita e QNota.Store. A primeira é uma marca alemã com um design único ( bem carinha) e a segunda é uma multi marcas com a melhor seleção de marcas e óculos. Pirei!
O que ver:
Não deixe de conhecer a Catedral, o Palácio da Inquisição, a Igreja de San Pedro Claver e sua praça, o Parque Bolívar , a Torre do Relógio e o teatro.
Fora das muralhas você deve estar imaginando que vai encontrar águas transparentes e cristalinas, afinal estamos no Caribe. Não se engane, as praias tem areia escura, estão sempre superlotadas e água é escura (Não é boa!). Para fazer um passeio bacana é preciso alugar um barco e ir para as islas Del Rosario. Lá sim as águas são cristalinas e boas para um mergulho. Não indico descer nas praias com barracas. As comidas e atendimento não são bons, então aproveite o passeio de barco e o banho de mar.

Descobertas:
Uma bebida, oferecida logo na chegada do hotel, viciou toda a turma da viagem. Cocô + Limonada + Gelo: ❤

O que levar na mala:
Com o sol a todo vapor e as temperaturas altas não esqueça de levar protetor solar, chapéus e óculos escuro. Kaftans, maiôs, biquínis,vestidos, peças com ar mais tropical, boho e flats são imprescindíveis.

beijos e aproveitem!
